O clima actual não deixa grandes margens para optimismo mas isso não deve travar a vontade de usufruir da vida independentemente dos obstáculos que nos são colocados à frente por quem deveria fazer precisamente o oposto e zelar pelos nossos direitos. Nesse sentido, apresentamos-lhe cinco dicas para que tenha umas férias económicas em tempo de crise, atendendo assim às circunstâncias sem comprometer o seu orçamento para o futuro que se avizinha.

Dispense o mito de que o low cost tem qualidade inferior

À medida que foram ganhando mercado as ofertas de empresas dedicadas ao turismo de baixo custo, desde as agências de viagens até às companhias aéreas e turísticas, muitas vozes se levantaram em raiva contra o que apelidam de serviço de menor qualidade. No entanto, a realidade é que essa opinião é uma mera expressão da resistência à mudança e adaptação aos desafios que o perfil do novo consumidor mais exigente e atento impõe. Por isso, não dê importância excessiva a quem procura denegrir um dos poucos sectores que se mantém vigoroso e continua a revelar um elevado crescimento anual em todo o mundo. Experimente primeiro e retire as suas próprias conclusões depois.

Pesquise atempadamente com critério

Um dos melhores conselhos para conseguir férias económicas de sonho é o de seguir de perto as páginas online de agências de viagens e companhias aéreas para se inteirar das propostas mais aliciantes logo que estas sejam anunciadas. Pode igualmente inscrever-se nas respectivas newsletters e acompanhar as redes sociais, dado que estas são hoje em dia montras preferenciais onde as marcas comunicam as suas mensagens. Mantenha-se atento aos referidos espaços virtuais e de certeza que terá maiores hipóteses de fechar um bom negócio. Esta atitude não implica grande esforço mas dela poderá nascer aquela oportunidade de que andava à procura.

Tente flexibilizar datas e períodos de viagem

É sabido que nem todas as pessoas têm a ocasião de alterar as suas férias, contudo, se isso não for um problema no seu caso nem hesite em fazê-lo para agarrar uma promoção convidativa. Apesar de serem criados descontos interessantes ao longo de todo o ano muitos são exclusivos das épocas baixas do destino em questão, pelo que se encontram fora dos meses de férias do comum dos trabalhadores portugueses. Porém, tal não é uma desvantagem, como se poderia deduzir à partida, pois gozando este ano o seu descanso numa altura menos concorrida terá um argumento adicional para justificar a selecção do seu mapa de férias antes dos seus colegas de trabalho na próxima reunião.

Poupe no alojamento

Embora os pacotes turísticos low cost completos já incluam naturalmente alojamento e regime de pequeno-almoço haverá situações em que isso não acontece ou em que tem a possibilidade de subtrair uma fracção do custo final se decidir acomodar residência por sua iniciativa. Será, portanto, recomendável efectuar uma pesquisa com vista a perceber quais são os valores praticados localmente em habitações particulares, hotéis e estâncias hoteleiras da região ou até enveredar por uma experiência completamente diferente, o couchsurfing. Independentemente da decisão tomada não se esqueça que o montante economizado terá de compensar o trabalho adicional de organizar previamente esse aspecto das suas férias ao pormenor.

Prefira refeições planeadas e saudáveis

Na hora da alimentação tenha o cuidado de escolher combinações saudáveis e verá que com isso acabará por se sentir melhor ao final do dia poupando umas dezenas de euros no processo. Pratos leves à base de legumes e carnes brancas ou peixe com uma sopa de entrada caem sempre bem no estômago e não abrem um buraco na sua carteira. Claro que não se deve abster de provar a gastronomia local mas procure fazê-lo gradualmente para evitar irritações estomacais porque certamente não vai querer passar as férias mal disposto perdendo assim o que de melhor têm.

A arte da cozinha faz parte integral da cultura dos locais visitados e deve ser apreciada, preferencialmente em estabelecimentos fora dos circuitos comerciais. Desta forma, além de experimentar a verdadeira essência convencional num plano quotidiano economizará algum dinheiro sem renunciar à qualidade das refeições, antes pelo contrário.

Como se verificará pelos cinco exemplos enunciados neste artigo há várias dicas que se podem transferir do ideal para a realidade a fim de se conseguir usufruir de umas férias económicas quando esse é o objectivo. Invista algum tempo nessas tarefas preliminares e surpreenda-se com os benefícios deste planeamento antecipado.

Booking.com