Quando falamos da Catalunha, é inegável que o primeiro nome que vem à cabeça é Barcelona.
É verdade. Enquanto capital da região e um dos destinos de férias mais famosos, Barcelona chama para si os holofotes da Catalunha.
Contudo, há muito mais a descobrir nessa região de Espanha além da cidade Condal. Nesse sentido, neste artigo estão listadas as regiões mais pitorescas da Catalunha, locais que merecem uma visita, seja em que altura for.
Girona
Segundo os portais de viagem, Girona é intrigante de uma forma que poucas outras cidades são. É um local tão cativante como as casas que se espelham nas águas do rio Onyar, que atravessa o meio da cidade.
Além disso, tem muito para ver e fazer. Subir a grande escadaria que conduz à catedral é outra atividade popular, tal como visitar o seu claustro, serpentear ao longo das muralhas e fazer uma viagem pelo tempo na deslumbrante igreja de Sant Pere de Galligants.
Por outro lado, também não deve ignorar a oportunidade de provar algumas das iguarias premiadas de Jordi Roca, incluindo os mundialmente famosos gelados Rocambolesc.
Novamente, recorrendo aos portais especialistas, Girona com os seus encantos é um dos destinos mais bonitos de toda a Catalunha.
Berguedà
Verdadeira terra de contrastes, a província de Berguedà é, por muitos, considerada a comarca mais bonita da Catalunha.
Tem um alto relevo montanhoso no norte, realçado pela Sierra del Cad e pela conhecida Pedraforca, ambas a uma altitude de mais de 2.000 metros. São zonas únicas, devido ao seu contraste verde e amarelo, quebradas por colinas e planícies.
Por outro lado, mais a sul, é onde se encontra a maioria das atrações de Berguedà.
Desde sítios paleontológicos (ideais para os interessados em dinossauros), como Fumanya, até rotas românicas, não faltarão lugares surpreendentes onde podemos ver e aprender sobre a história da humanidade em cada pedra.
Se a ideia é visitar esses locais, comece a exploração da cultura Paleolítica com uma viagem à cidade de Font del Ros. Depois disso, dirija-se a Sant Quirze de Pedret e Sant Salvador de la Vedella, ambos de arquitetura românica. Por último, mas não menos importante, faça uma visita à cidade medieval de Bagà para que possa examinar as fortificações que mantinham os locais a salvo de atacantes.
Ainda que para muitos seja desconhecido, um dos desportos mentais mais populares e praticados no mundo, o poker, tem na região um profissional de eleição, Ramón Colillas. O espanhol nasceu na região de Berguedà, mais precisamente na pequena aldeia de Puig-reig, e é um dos principais embaixadores da modalidade.
Sitges
Por ser anualmente anfitriã do Festival Internacional de Cinema Fantástico e ser famosa pelo seu carnaval, Sitges é uma das cidades mais conhecidas desta lista.
Este município de El Garraf (Barcelona) é uma antiga vila piscatória com uma cidade antiga na qual a Paróquia de Sant Bartomeu I Santa Tecla, uma igreja barroca construída no século XVII, se destaca como a estrutura mais proeminente, juntamente com as ruínas da muralha medieval.
Outro dos fatores que destaca Sitges como destino de eleição é o facto de estar situada numa pequena colina mesmo junto à água, onde o passeio marítimo é dos mais agradáveis da Catalunha.
Por último, referir as influências arquitetónicas que ali se encontram. Entre o barroco, gótico ou modernismo, existem edifícios para todos os gostos. Para os visitar, basta passear sem destino pelas ruas d’en Bosc, Sant Joan e Davallada.
Taüll
Esta pequena comunidade com uma população de 278 pessoas pode ser encontrada no Vale de Bo, na província de Alta Ribagorza (Lleida). Distingue-se pelas casas que são típicas dos Pirenéus catalães, com telhados inclinados e construídas em pedra e ardósia.
Em Taüll encontramos dois edifícios que são patrimónios mundiais da Unesco, a igreja de Sant Climent de Taüll, considerada uma das mais belas igrejas de estilo românico em Espanha, construída no século XII, perfeitamente conservada; e a igreja de Santa Maria de Taüll, construída em estilo românico no século XII.
Taüll está localizada no Parque Nacional de Aigüestortes, o que significa que o ambiente natural é uma característica muito importante e atrativa para aqueles que a visitam. O destino é ideal para aproveitar as montanhas, que proporcionam atividades como esquiar no inverno e escalar no verão, assim como os vales e trilhos, ideais para aventuras com a família.
Calella de Palafrugell
Esta pequena cidade pitoresca está localizada na zona do Baix Empordà, mesmo no meio da Costa Brava, e é famosa pelos seus minúsculos edifícios brancos, os seus barcos de madeira e as suas ruas sinuosas.
Quem chega, leva algum tempo a explorar a área de Bo, que, para além de ser o lar do porto, é reconhecida como Património Cultural de Importância Nacional.
Contudo, o grande chamariz de Calella de Palafrugell são as inúmeras festas a decorrer ao longo do dia nas suas praias, particularmente durante os meses quentes de verão.
Em qualquer caso, é dos destinos da Catalunha que oferecem um nível muito equilibrado de paz e sossego.
Com efeito, as dicas estão dadas. Falta agora encontrar disponibilidade e partir à aventura. A Catalunha é já aqui ao lado.