Não é só o Empire State que impressiona os turistas, a arquitetura moderna de Nova York traz prédios e observatórios inovadores, como o Summit One Vanderbilt, por toda parte
Admirar Nova York de cima é, sem dúvidas, uma experiência que nos permite ter uma leve noção de tudo o que a cidade representa. Por isso, há vários observatórios e, entre os mais expressivos, temos o Summit One Vanderbilt. Imponente, fica ao lado do Grand Central Terminal e promete uma verdadeira imersão cultural. Tanto que está entre os prédios de Nova York que os amantes de arquitetura e design precisam conhecer.
Como não deixaria de ser, a cidade dos arranha-céus e prédios de fachadas imponentes tem exemplares que, literalmente, te farão “olhar para cima”. O Empire State Building, por exemplo, eternizado pelo filme King Kong, é um deles. Ou o Guggenheim Museum e, mais recentemente, The High Line.
Sem falar nos observatórios, como Summit One Vanderbilt, o icônico Flatiron Building e a Grand Central Terminal
Summit One Vanderbilt
O Summit One Vanderbilt é o mais novo observatório de Nova Iorque. Localizado entre as ruas 42 e 43 da Vanderbilt Avenue, ao lado do Terminal Grand Central, em Midtown, ocupa do 91º ao 93º andar. São quatro experiências disponíveis no deck de observação, a saber:
- Transcendence (1 e 2)
- Levitation
- Observation Deck
- Ascent
Nelas, o visitante vê o dia refletido nas paredes, confere a obra de arte do artista Yayoi Kusama com 500 bolas prateadas levitantes, além da vista 360º da Big Apple.
Empire State Building
Sem dúvidas, um dos mais icônicos prédios de Nova York, o Empire State Building foi construído em 1931, com projeto de Shreve, Lamb & Harmon. Totalmente edificado em estilo art déco, o edifício tem impressionantes 380 metros de altura.
Deste modo, ocupou o posto de prédio mais alto do mundo, até a construção das Torres Gêmeas.
Guggenheim Museum
Projetado pelo arquiteto Frank Lloyd Wright, o Museu Solomon R. Guggenheim é circular e fluido. Por isso, contrasta com os prédios altos e retos de Manhattan.
The High Line
Entregue em 2009, o parque suspenso constitui uma proposta de revitalização de uma via férrea na região do Meatpacking District, West Chelsea e Hell ‘s Kitchen/Clinton. A estrutura fica a oito metros de altura e possui 2,5 km de extensão. O High Line está a pouco mais de meia hora do Summit One Vanderbilt.
Chrysler Building
Pertinho do Summit One Vanderbilt, o Chrysler Building foi projetado em 1930 com a finalidade de ser o prédio mais alto do mundo. Todavia, manteve a posição por apenas 11 meses.
Embora não tenha ocupado o status por muito tempo, a construção permanece simbólica com seus traços art déco, terraço com adereços em formato de águias e ponta rebuscada.
Grand Central Terminal
Os bichos de Madagascar já fugiram por ela. Os objetos vivos do filme Uma Noite no Museu também já passaram por lá. E você também deve visitar enquanto estiver em Nova York. Mesmo porque boa parte do transporte passa por lá.
A Grand Central Terminal fica ao lado do Summit One Vanderbilt e tem 44 plataformas por onde circulam 67 linhas ferroviárias. O prédio em estilo clássico tem o teto repleto de pinturas de constelações. Por isso, fique de cabeça erguida quando entrar na estação.
The Oculus
Por fim, um espetáculo da arquitetura projetado por Santiago Calatrava. The Oculus foi construído na estação de trem próximo ao local onde ficavam as Torres Gêmeas.
O prédio possui um salão oval e tem 111 metros de comprimento. A cúpula tem vigas brandas que se cruzam e, depois, apontam para o céu. Em seu interior, ainda há um shopping.
Gostou dos prédios de Nova York para amantes da arquitetura e design? Passe pelo Summit One Vanderbilt, aviste a cidade de cima e monte seu roteiro para conhecer as demais construções simbólicas da Big Apple.