Ao longo de seus 1,6 mil quilómetros de costa, a República Dominicana não só conta com as praias mais sonhadas das Caraíbas, mas muitas delas destacam-se por serem reconhecidas pelo certificado internacional Bandeira Azul, concedido ao litoral de diferentes lugares do mundo que atendem aos exigentes padrões de cuidado com o meio ambiente.

As nossas praias certificadas com Bandeira Azul são exemplos dos esforços da República Dominicana em preservar a sua beleza natural e fomentar o turismo sustentável nesses maravilhosos cenários costeiros, um dos principais atrativos do destino”, explica Magaly Toribio, assessora de Marketing do Ministério de Turismo da República Dominicana (MITUR).

A Bandeira Azul nasceu em França, em 1987, e estendeu-se a outros países até tornar-se um programa global. É um certificado ecológico voluntário que reconhece praias e marinas que preenchem os requisitos de qualidade ambiental. O lema do programa compreende os principais eixos levados em conta para qualificar as praias: água pura, costas limpas, segurança e acessibilidade.

A República Dominicana participa desde 2004 e, atualmente, conta com 29 praias certificadas, localizadas em diferentes pontos do país. Cada certificação tem duração de um ano.

Entre os critérios avaliados para receber a Bandeira Azul estão: organizar atividades de educação ambiental ao público; qualidade da água excelente em todos os pontos onde se realizam as coletas das amostras durante todo o ano, com base em padrões internacionais rigorosos; preencher as regulamentações de limpeza das áreas costeiras; gestão de águas residuais e conservação ambiental.

Também é levado em conta se a praia possui equipas de resgate, primeiros socorros e salva-vidas para garantir a segurança dos visitantes, e que oferecem cartazes informativos e boa sinalização dos lugares.

Confira algumas das praias dominicanas certificadas pela Bandeira Azul que valem a visita:

Costa Dorada

Costa Dorada

Situada no lado leste da cidade de Puerto Plata, na costa norte da ilha, possui 125 quilómetros de areia dourada, deliciosas sombras e água cristalina. Conta com socorristas, equipa de resgate e instalações.

La Honda

Cayo Levantado

É parte de Cayo Levantado, uma pequena ilha paradisíaca da Baía de Samaná, na costa norte dominicana. Cumpre com dois critérios essenciais da Bandeira Azul: águas puras e cristalinas, e areia branca e limpa.

Playa Minitas

A cerca de uma hora de Santo Domingo, em La Romana, esta bela praia conta com serviços que a qualificam como Bandeira Azul: socorristas, fornecimento de água doce e primeiros socorros. Além disso, tem fácil acesso por transporte público.

Playa Bayahíbe

Bayahibe

Está localizada próximo a La Romana, a duas horas de Santo Domingo. A sua beleza natural faz com que seja muito concorrida, pois conserva todo o encanto de uma praia muito bem cuidada, de areia branca e coqueiros, que convidam ao relaxamento.

El Cortecito

É uma das praias mais populares na área de Punta Cana, em Bávaro, e pertence à área conhecida como “Costa do Coco”, com 40 quilómetros de comprimento. O local destaca-se pelas suas águas de cor turquesa, tranquilas e rasas.

Playa de Bávaro

Punta Cana

Também faz parte da “Costa do Coco”. De águas cristalinas, possui socorristas, salva-vidas, instalações desportivas, alojamento durante todo o ano e painéis informativos. Além disso, é possível aceder por trilhos que saem dos hotéis localizados nesta área, uma característica muito valorizada para qualificá-la como Bandeira Azul.

Cabeza de Toro

Punta Cana

Recebeu o nome pelo seu formato, e é muito concorrida por ser o lugar onde o sol nasce em Punta Cana. Situada na costa leste, entre o Mar das Caraíbas e a lagoa de Bávaro, é um bom lugar para passeios de catamarã ou jet-ski.

Playa Arena Gorda

É uma praia com mar azul-turquesa, rodeada de coqueiros e com ventos moderados, o que a torna o cenário ideal para a prática de esportes aquáticos, como surfe, kitesurfe ou windsurfe. Tem serviços de segurança próprios da Bandeira Azul, incluindo socorristas e primeiros socorros.

Booking.com