Com que outra coisa os portugueses poderiam sonhar senão com uma casa com rodas capaz de os levar a diferentes sítios, da praia à montanha, da cidade ao campo? Ora, esta procura pela liberdade sempre trouxe clientes às empresas de aluguer e venda de autocaravanas, mas este ano com a pandemia, a procura aumentou exponencialmente, e vamos explicar-lhe porquê! E aproveitar o embalo para o ajudar a decidir se alugar ou comprar uma autocaravana é o mais indicado para si e para a sua família.

É verdade que as autocaravanas são o novo perfil de viagens dos portugueses?

É verdade, sim. O número de portugueses que decidiu alugar ou comprar autocaravanas usados em 2020 aumentou entre 400% e 500%, segundo a Associação Autocaravanista de Portugal. Não obstante estes valores não representarem para o setor um aumento significativo (apenas um aumento que compensa a ausência de turistas estrangeiros), também não nos podem deixar indiferentes. É verdade que os portugueses já eram considerados fãs de férias em autocaravana, mas neste verão, com a Covid-19, foram cada vez mais as pessoas que resolveram optar por um modelo de férias mais tranquilo e mais seguro. Pelo norte, centro e sul do país. Pelo interior, orla costeira e até no estrangeiro… mas sempre com a casa às costas!

A utilização de autocaravanas usadas em 2020 aumentou entre 400% e 500%

Embora sem as comodidades de um hotel nem as funcionalidades de uma casa residencial, a autocaravana permite umas férias, fim-de-semana ou feriado de qualidade. Com carro, cama, casa de banho, cozinha e demais comodidades, mas sem o risco de contágio de uma estada num apartamento ou quarto de hotel. E ainda assim com a possibilidade de visitar os mesmos locais e fazer as mesmas atividades: caminhadas pela natureza, banhos de mar ou de rio, visitas a cidades, etc. Pelo que a questão que se coloca agora é se o surto de Covid-19 alterou definitivamente o perfil de viagens dos portugueses, até porque – dizem os caravanistas – quem experimenta este tipo de férias em casa com rodas, já não consegue largar!

Mas o que são autocaravanas?

Autocaravanas, como o nome indica, são veículos recreativos que misturam carro/carrinha com caravana/ habitáculo. Trata-se de uma modalidade de turismo que permite viajar e estacionar para pernoitar de modo livre, em qualquer local próprio para autocaravanismo (como parques de campismo) ou em que, pelo menos, não seja proibido passar a noite.

Um pouco de história…

Autocaravanas: o novo perfil de viagens dos portugueses

As primeiras autocaravanas surgiram nos anos 20/30 por iniciativa de privados que transformaram os seus veículos de transporte em casas móveis. Só mais tarde, nos anos 50, começa a produção e venda de autocaravanas, sendo que em Portugal este tipo de veículo de turismo se começa a vender nos anos 60/70. Mas seria preciso esperar mais uma década para se ver um aumento de empresas importadoras e fabricantes de autocaravanas.

De lá para cá a procura tem aumentado, tanto que hoje em dia se veem inúmeras autocaravanas com matrículas portuguesas.

Quais as principais vantagens das autocaravanas?

Como já referimos, o turismo itinerante e consequentemente a sensação de liberdade, é a principal vantagem das autocaravanas face a outros tipos de férias. Por outras palavras, com uma autocaravana pode viajar sem cumprir com um plano, visitar qualquer local no dia que lhe aprouver, sem necessidade de reservar alojamento, e ainda comer, tomar banho na caravana onde e à hora que bem entender. Desfrutar daquilo que vai descobrindo pelo caminho, de sítios fantásticos que não estavam no itinerário. Dormir e acordar à beira mar ou no meio da natureza… Mas existem outras vantagens das autocaravanas que não pode ignorar. Em primeiro lugar, permitem visitar uma série de diferentes destinos e neles pernoitar de forma confortável e prática, aproveitando o sol no verão e a neve, no inverno. Além disso, permite viajar sem sair de casa, ou seja, ter à mão tudo o que precisa, praticamente como se estivesse em sua casa: fogão para cozinhar, frigorífico para conservar os alimentos, casa de banho para fazer a sua higiene, cama para dormir, zonas confortáveis para descansar. E por fim, o autocaravanismo é divertido para miúdos e graúdos e por isso permite passar um tempo de qualidade em família, e ainda socializar com outros caravanistas!

Alugar ou comprar uma autocaravana?

Se está entusiasmado com este modelo de férias e gostava de se estrear no autocaravanismo, é natural que se interrogue sobre o que é melhor: alugar ou comprar uma autocaravana? Pois bem, existe um grande motivo para optar pelo aluguer de autocaravanas e prende-se com o facto de estes veículos serem caros, pelo que o investimento só se justifica quando tem a certeza que gosta – ou vai gostar – desta forma de fazer turismo e vai aproveitar a sua autocaravana para férias e fins-de-semana em família várias vezes ao ano. De resto, não há motivo para não comprar uma autocaravana, pois é um investimento com retorno, se considerar as aventuras que vai viver e o que vai poupar em viagens e hospedagem, em Portugal ou na Europa.

Efetivamente, comprar uma autocaravana é bem mais económico do que comprar uma casa de férias, além de que lhe permite sair da “mesmice” e conhecer vários sítios diferentes. Para mais, pode rentabilizar a compra de uma autocaravana, alugando-a durante os períodos em que não precisa dela, pois hoje em dia já existem várias plataformas online de aluguer de autocaravanas entre particulares.

Fatores a ter em conta na hora de comprar uma autocaravana…

Se está inclinado para a compra de uma autocaravana, um dos principais fatores a ter em linha de conta é a sua performance na estrada e na cidade, sendo que um veículo mais maleável é adequado para um casal, mas não para uma família com mais pessoas. Nesse caso tem de procurar por uma opção para o seu agregado familiar (há autocaravanas com 7 lugares para dormir, por exemplo, mas que têm apenas 4 lugares de estrada). Depois há que avaliar também o espaço, conforto e comodidades que a autocaravana oferece (nomeadamente autonomia em termos de água e energia elétrica, aquecimento, isolamento térmico…) e ainda a possibilidade de levar uma bicicleta ou motorizada, entre outros itens.

Booking.com