Palco de inúmeros enredos cinematográficos, as Caraíbas há muito que são igualmente uma das paragens favoritas dos turistas com algum poder de compra. Porém, esse já não é o público-alvo único, pois desde o momento em que o sector do turismo se viu forçado a encontrar alternativas para a drástica queda de lucros que os preços das viagens e estadias neste arquipélago paradisíaco caíram bastante. O resultado são férias substancialmente mais acessíveis para a maioria dos turistas.
Situadas a meio caminho entre a América do Norte e o Golfo do México, as cerca de sete mil (pequenas) ilhas conhecidas como Caraíbas possuem características únicas que tornaram a região numa das mais procuradas para férias tropicais. Graças à sua beleza quase edílica e a forte aposta no turismo ao longo dos anos, potenciada por um grande investimento estrangeiro, são actualmente um destino incontornável nos roteiros dos operadores turísticos e um dos mais rentáveis no segmento exótico.
Banhado por águas de temperaturas extremamente convidativas de um magnífico tom azul que completam de forma perfeita o todo, este arquipélago propenso a despoletar sensações de liberdade, paz e relaxamento oferece experiências para distintos gostos e agora também para qualquer carteira. As possibilidades são imensas e por isso mesmo a parte mais complicada será eventualmente seleccionar com o devido tempo o que fazer, quando e onde, até porque o vasto leque de opções a isso obriga. Ultrapassada a fase da decisão das tarefas em perspectiva, os limites são apenas a imaginação e o orçamento disponível, algo que acaba por não ser um grande obstáculo, pois certamente conseguirá encontrar hipóteses com diferentes valores, bastando depois que siga o mais adequado ao seu teto máximo de gastos.
Imperdível nas Caraíbas…
A variedade de actividades existentes à disposição dos turistas e a quantidade de locais a visitar nas Caraíbas é imensa, não havendo por isso uma lista que possa ser elaborada e não deixe de fora ícones fundamentais. Mesmo assim existem sempre os incontornáveis que devem ser apreciados, pelo que iremos enumerar aqueles cuja linha se enquadra melhor neste género.
O entretenimento é indubitavelmente um dos atractivos de peso deste destino pródigo nas mais diversas experiências com vista à diversão, dentro do qual se podem destacar as festas nocturnas à beira-mar “regadas” com excelentes bebidas frescas para todos os gostos e idades ou eventos esporádicos plenos de ócio. Fora destes há ainda iniciativas privadas dos espaços de alojamento e outras tantas oportunidades que pontualmente vão sendo organizadas por empresas locais e são abertas a toda a comunidade.
A aventura dos percursos no interior das ilhas por entre a vegetação tropical e a vasta vida selvagem nativa é outra boa proposta se pretende viajar até às Maldivas. A lógica é também aplicável à exploração do mar de águas pouco profundas que fervilha de fauna e flora singular que dificilmente terá ocasião de ver em outros cantos do planeta. E já que está a usufruir da substância que cobre mais de 70 por cento da superfície da terra, tire uns minutinhos para dar uns mergulhos, dobrar umas ondas ao estilo bem próprio do windsurf ou do kitesurf. Acredite que lhe vai saber bem…
Se as actividades referidas não fazem o seu género, desfrute da emoção de um mergulho subaquático ou das belas paisagens com passeios descontraídos. Se preferir, não hesite em cumprir um roteiro cultural pelas redondezas ou simplesmente aproveitar o sol e o clima agradáveis que são o maior cartão-de-visita do arquipélago.
Onde ficar nas Caraíbas?
Quanto aos locais onde pernoitar nas suas férias nas Caraíbas não há muito a dizer. Os pacotes turísticos já incluem quase sempre óptimas estâncias e hotéis, com preços muito variados e serviços mais ou menos completos (o que irá influenciar os custos finais). A melhor recomendação é, por isso, escolher desde logo uma oferta que tenha este aspecto resolvido, atendendo, como é evidente, à importância total que lhe será imputada e a relação preço/qualidade.
Tenha atenção aos regimes de meia pensão e pensão completa, porque embora exista destinos em que poderá enveredar pela primeira e ficar a ganhar com o recurso a préstimos locais, no caso das Caraíbas é mais económico pagar um pouco mais pelo regime completo e não ter quaisquer preocupações no que diz respeito à estadia e alimentação.
Em alternativa à aceitação do “tudo incluído” das agências pode ainda tirar partido de uma visita prévia. Caso tenha estado anteriormente nas Caraíbas poderá ter ficado a conhecer alguns agradáveis estabelecimentos locais de restauração ou habitação com ofertas atractivas. Se tal lhe acontecer não tenha preconceitos e avalie todas as opções de que dispõe de acordo com os objectivos que deseja ver satisfeitos para evitar surpresas indesejáveis.