Foto: Rawpixel.com/Shutterstock.com

Passamos um ano a sonhar com o momento em que podemos deixar o trabalho e concentrarmo-nos unicamente em não fazer nada. 

Contudo, para que as nossas férias sejam o mais retemperadoras possível, há sempre algum trabalho prévio que teremos que fazer.

A sempre necessária orçamentação do plano de férias que temos em mente, definir o que vamos fazer nos locais para onde nos vamos deslocar ou a alimentação, são algumas das tarefas que convém arrumar previamente para que tudo corra pelo melhor quando entrarmos de férias.

Plano de Férias 2022

Porque sabemos que o trabalho nem sempre lhe deixa com tempo ou vontade de se atirar à criação de um plano deste tipo, nós vamos dar-lhe uma ajuda. Venha daí!

Faça um orçamento

Antes de deixar a sua imaginação navegar por praias desertas ou florestas verdejantes perdidas na montanha, deve perceber qual é o orçamento com que conta.

Faça uma pesquisa sobre o preço de tudo aquilo que se possa apresentar como despesa: alojamento, viagem, alimentação, etc. Não se esqueça, igualmente, de definir um valor para imprevistos.

Se já tem por hábito fazer um registo mensal das suas despesas, basta ir ver o que gastou no ano passado para conseguir prever, com mais certeza, aquilo que vai gastar nas próximas férias.

Defina um dia para preparar as férias

Como referimos, o tempo não estica e o planeamento das suas férias é deixado para a última hora. Para que se possa organizar sem a nossa ajuda, estipule um dia no ano para preparar as férias com antecedência. Pode, inclusive, fazer deste dia uma tradição familiar em que junta todos os elementos da família à volta deste objetivo.

Para além de evitar decisões precipitadas, esta antecipação permite-lhe conseguir as melhores ofertas, uma vez que ao comprar viagens ou marcar de estadias em cima da hora implica gastos adicionais.

Contrate um cartão de crédito com seguro de viagem e saúde

Independentemente do meio (aéreo, terrestre ou marítimo) que utiliza para concretizar a sua viagem, fazer um seguro de viagem e saúde é indispensável, uma vez que este irá garantir, em caso de emergência, que possa receber tratamento de forma gratuita no país onde se encontra ou ser reembolsado por uma viagem que já pagou, mas que por qualquer imprevisto, não se possa realizar.

Por exemplo, se está a pensar viajar e não quiser tocar nas suas poupanças, uma boa forma de juntar o útil ao agradável, isto é, arranjar financiamento para comprar a viagem e, simultaneamente, usufruir de um seguro de viagem e saúde, a nossa dica é para que procure contratualizar um cartão de crédito online do UNIBANCO, marca da UNICRE – instituição financeira de crédito.

Os cartões de crédito UNIBANCO oferecem não só a possibilidade de adicionar pacotes de seguros (viagem e/ou saúde) aos seus clientes aquando da sua compra, como ainda contemplam uma série de outras vantagens, das quais se destacam a possibilidade de usufruir de 20 a 50 dias de crédito sem juros, anuidade gratuita e oferta de cashback que lhe vai permitir receber até 200€ de volta nas compras ou adiantamentos realizados durante os primeiros 12 meses.

Defina um roteiro

Depois de definir o local para onde pretende ir de férias, compre um guia do local de modo a saber de antemão quais os locais que não podes deixar de visitar. Porém, lembre-se de consultar o mapa, agrupando as excursões por zonas, para que o tempo e recursos sejam bem aproveitados.

Para além disso, é importante perceber quanto custa cada atracão turística e verificar se o que pretende visitar está aberto no dia planeado e se será necessário chegar muito cedo (normalmente sim), ou comprar o bilhete de véspera.

Estadia e Alimentação

O alojamento e a alimentação são não só dois dos componentes mais importantes das férias, como também aqueles com mais peso na conta final.

Para além de uma exaustiva comparação de preços, pense em opções mais cómodas para o orçamento, como é o caso dos Airbnb, alojamentos locais, hostels ou os muitos e bons parques de campismo que há pelo país e pela Europa.

Pode, igualmente, pedir a casa emprestada a um amigo ou explorar a possibilidade de troca de casa com outra família.

O caso da alimentação acaba por estar interligado à sua decisão quanto ao local que escolher para dormir. 

Se, no caso dos hotéis e dos hostels, são disponibilizados regimes de pensão completa ou meia-pensão, no caso de alugar uma casa ou ir para um parque de campismo, será necessário fazer uma lista dos alimentos que precisa de levar ou, se decidir-se a comprar no local, verificar que restaurantes e supermercados existem na zona que escolheu para passar férias.

Animais de estimação

Se tem animais de estimação e pretende levá-los consigo para férias, deve informar-se antecipadamente sobre as regras dos hotéis e tenta encontrar locais devidamente equipados, zonas verdes e bares/restaurantes que aceitem animais de estimação, isto é, que sejam pet-friendly.

De igual modo, evite transportes públicos e procure alugar um automóvel, pois é o melhor meio de transporte para as férias com animais de estimação além, claro está, de ser mais simples preparar o itinerário.