Homens e mulheres são diferentes em muitas coisas, mas será que na altura de viajar são assim tão diferentes ? Quem viaja mais, homens ou mulheres?

Durante a maior parte da história da humanidade, o homem foi nómada. Ir de um sítio para outro está no nosso ADN, seja masculino ou feminino. Hoje não somos mais nómadas, mas isso não quer dizer que o ímpeto de percorrer o mundo se tornou menor.

Viajar tem sido tema de inúmeros textos e livros, sejam eles de ficção, romance ou negócios. Estamos sempre à procura de lugares para viver experiências novas e para experimentar o que ainda não conhecemos.  Seja uma escapadela de fim de semana para fugir da rotina ou aquele passeio de férias que sonhamos há anos.

As pesquisas sobre o assunto que tentam responder diretamente à pergunta “Quem viaja mais” podem trazer resultados bastante diferentes – e até contraditórios – dependendo de que ângulo que olhamos. Lentes como faixa etária, nacionalidade do viajante e tipo de viagem considerada impactam fortemente nos resultados. Por isso, se pesquisar na internet, vai encontrar informações capazes de dar um nó há sua cabeça.

A verdade é que responder a essa pergunta não é fácil, mas o que podemos entender melhor é como ambos os sexos lidam de forma diferente com aspectos específicos relacionados com a viagem.

SEGURANÇA

Estamos em pleno século XXI, mas um dos principais receios que as mulheres têm ao viajar ainda é a questão da segurança. Uma pesquisa realizada pela Voopter mostra que uma das razões pelas quais as mulheres não viajam mais é a questão da insegurança e medo (31,8%).

Ainda assim, entre viajantes solo de avião, mulheres ainda são a maioria, já que os homens preferem viajar acompanhados.

CUSTOS

Quando se avalia apenas este fator, os homens ganham por uma pequena margem (57% x 43% respectivamente). Segundo a Voopter, pouco dinheiro foi a razão número um que as mulheres apontaram como causa de não viajarem mais.

TEMPO PRA VIAJAR

Este é apontado por ambos os sexos como razão para explicar o porquê de não viajarem mais. Num mundo com mulheres mais integradas no mercado de trabalho e homens mais envolvidos com as responsabilidades domésticas, o tempo acaba por ser um fator que impacta igualmente homens e mulheres.

Cruzando informações de várias pesquisas (eDreams, SpringHill Suites, International Currency Exchange, Delta, Virgins Airlines e Voopter) – e sem levar em consideração especificidades como se a viagem é a trabalho ou não – de maneira geral os homens viajam mais do que mulheres. Mas que os sexos se relacionam com viagens de formas diferentes isso é inegável. Veja com interessante as curiosidades abaixo:

  • Em relação a destinos de viagens, elas preferem um destino mais cultural e urbano enquanto eles pensam primeiro em destinos exóticos e aventuras.
  • Já nos preparativos, a maioria dos homens faz a mala nas horas que antecedem a viagem enquanto as mulheres (66%) tendem a ser mais detalhistas preferindo iniciar com dias de antecedência; pesquisas, ainda, revelam que  para uma viagem média de uma semana elas levam o dobro dos artigos que eles e, a maioria,  confessa que não usa tudo!
  • Quando se pensa no que é mais importante na fase de planeamento e preparação, os homens dizem que a prioridade é a reserva do hotel. Já mulheres dizem que o mais importante é o destino.
  • No avião, elas preferem janela e eles o corredor. Mulheres assistem filmes a bordo – homens preferem conteúdo desportivo.

Embora cada sexo tenha sua forma particular de lidar com expectativas, preparação e com a viagem em si, a verdade é que ambos querem mesmo é viajar.

E, em geral, acha que eles e elas lidam com o dinheiro da mesma forma?  Estão sempre de acordo ou discutem por causa do assunto? Confira aqui a diferença nos perfis de homens e mulheres ao gastar dinheiro.

Booking.com