Local absolutamente paradisíaco e considerado destino de eleição um pouco por todo o mundo, as Bermudas encerram no seu íntimo uma história bastante enigmática que tem acompanhado este pequeno arquipélago desde os seus primórdios, o “desaparecimento” de embarcações e frotas aéreas. Actualmente é mais do que consensual a inexistência de tal fenómeno mas a verdade é que boa parte da narrativa construída em torno desta ideia de cariz fantástico não mais se conseguiu desassociar desta ex-colónia britânica.

Formadas por um conjunto de ilhas de reduzidas dimensões que se estendem numa zona ultramarina do Oceano Atlântico, as Bermudas têm como território mais aproximado os Estados Unidos da América, nação que em tempos utilizou esta área para a sua frota da marinha conduzir os treinos de algumas das suas equipas mais experientes. Foi também na confluência deste minúsculo arquipélago com Porto Rico, Fort Lauderdale (Florida) e as Bahamas que nasceram os mitos do Triângulo do Diabo, designação sensacionalista atribuída aos alegados sumiços que terão ocorrido nesta região.
Mistérios ou ficções à parte, o facto é que as ilhas das Bermudas são efectivamente boas escolhas de turismo em qualquer altura do ano e sob qualquer pretexto. Quer seja em lua-de-mel, viagem de puro relaxamento ou até mesmo na sequência de uma generosa recompensa empresarial pelo trabalho realizado no seu posto de trabalho, o acolhedor arquipélago norte-americano com apenas cerca de 53 km2 é um destino de férias muito atractivo que já se pode visitar a um preço bastante acessível graças aos seus pacotes turísticos low cost.

Imperdível nas Bermudas

Há quem pense que o reduzido tamanho deste território que tem em Hamilton a sua capital oferece escassa variedade de actividades turísticas além do lado balnear mas essa concepção não poderia estar mais errada. Existe muita vida além das magníficas praias e oportunidades de lazer é algo que não falta a quem visita este éden na Terra.

Se o que procura é descanso e relaxar após meses de intenso trabalho os areais banhados pelas cristalinas águas somente encontradas em locais exóticos como aqueles de que fazem parte as Bermudas são sítios perfeitos. Caso tenha um espírito aventureiro poderá sempre aproveitar para explorar os imensos recifes de corais, sozinho ou com a ajuda de profissionais, deixando-se emergir num mundo onde a natureza é residente única, dona e senhora da imensidão azul que tanto fascina a humanidade.

Os aficionados do desporto também têm à sua disposição espaços diversificados com especial atenção concedida aos campos de golfe. Terá assim a oportunidade de usufruir do merecido descanso em determinados momentos do dia e exercitar o seu corpo nas variadas estâncias desportivas para que não perca a boa forma física ou descure a saúde apenas porque está de férias e se quer limitar a desfrutá-las até à exaustão. Recorde-se que os erros do presente causarão efeitos perversos no futuro.

Em alto-mar as propostas de entretenimento turístico são igualmente múltiplas e só as possibilidades económicas de cada um delimitarão as oportunidades. Desde as luxuosas viagens de iate a cruzeiros ao largo da costa e iniciativas nocturnas, a oferta é totalmente eclética. Confira o que gostaria de experimentar e tome nota das preferências para que não deixe de as viver e regresse das suas férias nas Bermudas com o sentimento de que usufruiu verdadeiramente daquilo que mais o empolgou.

Os amantes da cultura também não vão ficar desapontados com a quantidade de museus, galerias de arte e eventos culturais que podem ser visitados ao longo de todo o ano, não esquecendo o património e a história de um arquipélago que já integrou os colonatos espanhóis e ingleses mas só em 1968 viu reconhecida a autonomia face ao Reino Unido, comunidade a que pertence desde então como região independente.

Onde ficar nas Bermudas

No que toca a alojamento nas Bermudas, os hotéis são indubitavelmente a escolha mais indicada, sobretudo porque os preços são extremamente acessíveis e cobrem todo o tipo de “bolsas”. Os espaços luxuosos dominam a oferta disponível mas a gama integrada no segmento low cost está rapidamente a ganhar força, numa clara tendência que visa dar resposta ao crescente número de turistas que elege esta alternativa (mais) económica.

Se adquirir um pacote de férias completo é provável que as escolhas apresentadas sejam bastante limitadas ou até inexistentes, embora o custo já inclua descontos consideráveis que dificilmente se conseguirão de forma isolada, pois é muito natural que esses valores estejam reservados para os contratos com operadores turísticos. Ainda assim, caso tenha a opção de alterar o local onde ficará alojado não hesite e troque-o se preferir uma das hipóteses facultadas, seja qual for a razão por detrás da sua predilecção.

Independentemente do tipo de alojamento escolhido tenha em atenção ao regime de alimentação, pois nas Bermudas compensa mais pagar uma quantia superior e garantir as três refeições diárias do que ter de comer fora todos os dias, uma vez que cozinhar os seus pratos durante as férias no arquipélago será uma tarefa impossível, a não ser que tenha optado pelo aluguer de uma residência particular, o que sinceramente não lhe trará quaisquer vantagens em termos de poupança, bem pelo contrário.

Dadas as alternativas existentes ficará ao critério de cada um a selecção de onde ficar se o pacote turístico adquirido possibilitar essa escolha. As principais questões a ponderar foram expostas no parágrafo anterior mas certamente não serão um obstáculo caso a sua pretensão seja gozar de férias livres em contacto directo com a realidade da região.