Cantinho de poetas, navegadores e pessoas de boa índole, há muito que Portugal é tido como um dos melhores locais para usufruir do merecido descanso após um ano de árduo trabalho ou de uma longa vida de duro labor. Ironicamente é o seu próprio povo que menos o conhece… ou pelo menos assim acontecia até há algum tempo atrás, uma tendência que tem vindo a alterar-se à medida que os preços em geral se ajustam ao reduzido poder de compra dos portugueses.
Num período difícil como o que vivemos actualmente, sobretudo no nosso país, o sector interno do turismo viu ser fortemente diminuído o seu fluxo de clientes internacionais e esse clima levou a que fossem tomadas novas abordagens para incentivar o mercado caseiro. É por isso agora mais comum encontrar férias baratas em Portugal, tarefa essa algo complicada no passado recente. Tire também partido desta alteração de paradigma e vá de viagem para aquele recanto da nação que sempre desejou visitar.
Os melhores destinos lusitanos
Embora pequeno em tamanho quando comparado com outros países europeus, Portugal destaca-se desde logo pela sua extensa costa marítima e invejável clima mediterrânico, factores que aliados à boa gastronomia e hospitalidade tipicamente portuguesa saltam desde logo à vista no cartão-de-visita. Contudo, as razões para escolher este “pedaço de terra à beira-mar plantado” não se ficam por aí. Nesse sentido, sugerimos-lhe alguns dos mais populares destinos lusitanos, hoje em dia já ao alcance de qualquer carteira através da aquisição da oferta certa no momento exacto.
Açores
O belo arquipélago dos Açores é conhecido pela costa imponente e ilhas recheadas dos mais variados atractivos naturais e culturais, no entanto, as hipóteses de ocupar o tempo na ilha vão muito além disso. Escolha as actividades que lhe suscitarem maior interesse e faça um roteiro à sua medida. A satisfação está garantida.
Alentejo
De entre o amplo leque de opções turísticas existentes no Alentejo são as mais viradas para o plano rústico que (de longe) se destacam, pelo que se torna no destino de eleição para quem procura descansar longe da confusão das multidões. E se entre os momentos de relaxamento se quiser divertir as oportunidades servem todos os gostos, basta marcar a sua viagem para a altura indicada. Tudo depende de si.
Algarve
Extremamente popular entre as faixas economicamente mais favorecidas, o Algarve tem vindo gradualmente a acomodar uma franja de turistas cada vez mais diversificada, algo que se notou especialmente nos últimos dois anos com a preferências dos portugueses em ficarem por terras lusitanas a ganhar força, nomeadamente em paragens algarvias, ao invés das habituais viagens para o estrangeiro, actualmente bem mais limitadas, um claro reflexo de uma das estratégias encontradas para contornar as dificuldades criadas pela austeridade. Independentemente das razões por detrás deste “novo” movimento, a verdade é que parece uma tendência que veio para ficar.
Um país com argumentos
Bem mais poderia ser dito acerca da extensa oferta turística existente em Portugal mas sob pena de se tornar o presente artigo demasiado extenso nada melhor do que remeter para textos já aqui publicados sobre outros possíveis destinos. Quer seja a Norte ou Sul do país, nas ilhas ou por todo o território continental, os locais a visitar e os recantos a descobrir são imensos. O mais indicado para si penderá somente consoante o seu estado de espírito e os seus gostos em particular. Dê uma vista de olhos pelas hipóteses ao seu dispor e encontre o destino que mais o atrai. Boa viagem e divirta-se!