Praias únicas, sol e muita animação. Estes são os argumentos que mais convencem os turistas a viajarem até às paragens canarinhas, ou melhor, convenciam, pois desde que o fantasma da crise “rebentou” que a forte mudança de atitude originou uma redução dos elevados preços praticados, diminuição essa que ampliou os atractivos de que o país já beneficiava, tornando-o assim num destino (ainda) mais apetecido.

À semelhança do que tem vindo a acontecer em muitos outros casos, é agora possível usufruir de férias baratas no Brasil, embora seja necessário recorrer a algumas técnicas para que tal se concretize, dado que o cariz das ofertas mais acessíveis nem sempre é o melhor, pelo que seguir uma breve lista de conselhos é fundamental para que se consiga efectivamente aproveitar as boas oportunidades.

Se quiser descobrir as propostas mais aliciantes vá acompanhando com regularidade os sites das principais agências de viagens e páginas dedicadas ao turismo low cost como o nosso. Neles encontrará informações actualizadas acerca de férias baratas, sugestões do que visitar ou alojamento e ficar a par das últimas novidades, permanecendo assim constantemente alerta para que possa tirar partido das grandes promoções e dos negócios imperdíveis lançados pelas várias empresas do sector.

Os destinos mais acessíveis

Na óptica desta recente tendência das férias baratas no Brasil as ocasiões para beneficiar de todos os privilégios que lhe estão associados têm aumentado consideravelmente desde o início do ano. Nesse sentido, decidimos reunir os destinos mais acessíveis numa lista que revelamos de seguida, realçando, contudo, que não se deve a eles limitar, pois o segredo para garantir custos a níveis reduzidos é pesquisar antecipadamente e agarrar as boas oportunidades, sejam estas referentes aos destinos citados ou a quaisquer outros que entretanto venham a merecer a mesma atenção.

Recife

A Cidade Maurícia, também conhecida por Veneza Brasileira, é por esta altura um dos locais que goza de maior popularidade entre os turistas, sobretudo europeus, dado que foi daqueles em que o valor mais desceu. Em alguns casos o montante chega mesmo a metade do pedido, em média, em 2011, o que naturalmente é de aproveitar. Além de possuir belíssimas praias desfruta de uma invejável oferta turística, não fosse esta uma das zonas com maior potencial nessa área, um facto comprovado pelo lugar cimeiro que ocupa no sector, especialmente no ramo do turismo de negócios.

Fortaleza

Localizada no Estado do Ceará, a Capital Alencarina é a quinta zona urbana com maior poder de compra no Brasil e uma das zonas favoritas dos turistas veraneantes do seu país e a grande cidade mais próxima do Velho Continente, realidade que a coloca bem no topo da predilecção no volume de tráfego das agências europeias. É para o litoral de Fortaleza que viajam boa parte dos visitantes que procuram usufruir dos cerca de 20 espaços balneares que têm na Praia do Futuro o grande foco turístico internacional e à qual se procuram adicionar pontos de semelhante interesse que impulsionem a região.

Salvador da Bahia

Apelidado de Capital da Alegria e Roma Negra, o município de Salvador beneficia do seu excepcional clima e de uma forte economia local para catapultar o turismo balnear, apoiando-se na hospitalidade típica do seu povo para juntar o útil ao agradável e tornar Porto da Barra, Itapuã e praia dos Artistas, entre outros, em locais de grande atracção turística que suscitem a vontade os revisitar, objectivo que se transformou no cartão-de-visita essencial de Salvador da Bahia.

Rio de Janeiro

A badalada Cidade Maravilhosa é um incontornável destino brasileiro que está hoje em dia acessível a qualquer bolsa e que se tem assumido como um dos pólos favoritos de “aterragem” dos turistas portugueses, sendo igualmente o maior receptor brasileiro no ramo do turismo e o número um na América Latina, estando muito bem representada na concorrida e restrita lista das cidades mais visitadas em todo o mundo. Para isso muito contribuem os seus ícones mais expressivos, nomeadamente a imponente estátua do Cristo Redentor, o Estádio do Maracanã e o Olímpico João Havelange, assim como as bem conhecidas zonas de Ipanema, Copacabana e Barra da Tijuca. Para evitar os preços exorbitantes fuja das épocas altas, a passagem de ano e o Carnaval.

São Paulo

Os pacotes turísticos na Terra da garoa também desceram bastante desde meados do ano passado e por uma soma agradável terá oportunidade de visitar a 14ª cidade mais globalizada do mundo e a quarta maior zona metropolitana do planeta. No entanto, aos turistas interessa outras informações, como a de que não faltam espaços verdes ou culturais nem os populares estabelecimentos de entretenimento, não esquecendo as convidativas praias que se estendem ao longo do vasto município de São Paulo. Existem atractivos de natureza distinta capazes de satisfazerem os gostos mais exclusivos, caberá a cada um escolher os locais que melhor sirvam essas preferências.

Brasil ao alcance de todas as carteiras

Embora não tenhamos mencionado concretamente os valores de um pacote turístico para os locais referidos, algo que seria inglório dado que os preços são alterados com relativa facilidade, podemos declarar que os cinco destinos apresentados são aqueles que maior atenção recebem dos operadores turísticos que servem o mercado low cost, pelo que serão aqueles que mais frequentemente surgirão a um custo acessível. Porém, siga o conselho que já havíamos sublinhado: esteja bem atento às promoções que vão sendo divulgadas. Por vezes a melhor oportunidade aparece de onde menos se espera.

Booking.com